Natureza a essência da vida
- Ciranda do Aprender
- 15 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2022

Ter a natureza como educadora pode proporcionar experiências transformadoras, que começam com o despertar da curiosidade e segue adiante com muitas descobertas sobre o ambiente natural, sobre si mesmo e sobre o outro.
A urbanização de nossa cidade nos afasta do contato com a natureza, pensando nisso, precisamos nos conscientizar sobre a importância de promovermos um resgate e aproximação do sujeito com a natureza. É notável que as crianças em nosso cotidiano tem feito esse apelo de aproximação com a natureza. Os bebês e as crianças são desde sempre próximas do mundo natural, e com o passar dos anos o concreto passa a ter grande visibilidade camuflando ou até mesmo eliminando espaços com o colorido que a natureza proporciona, consequentemente, dificultando a relação criança/natureza.
Durante momentos de brincadeiras, podemos incentivar, criar estratégias e tentativas de aproximação de bebês e crianças com a natureza. Permitir que fiquem descalças na grama, que toquem com as mãos a terra e barro, que brinquem com água, na chuva, reguem plantas, entre muitas outras possibilidades.
Partindo desse olhar, podemos mediar o contato das crianças com a natureza de modo saudável e alegre. Iniciando essa interação criança/natureza de modo simples, incluindo aos poucos alguns elementos da natureza, como vazos com plantas, variadas sementes, regadores com água, entre outros, no dia a dia de cada uma delas, permitindo que bebês e crianças voltem-se para a sua essência que é a Natureza.
Texto por: Michelle Cabral
Comments