A complexidade da Educação Infantil
- Ciranda do Aprender
- 24 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2021
Concepção de Educação Infantil
A educação infantil, é a primeira etapa da educação básica, é um espaço de socialização, cuidado e aprendizagens (esses eixos são indissociáveis). Considerada a fase mais importante da vida das crianças, que são sujeitos pensantes, protagonistas de suas aprendizagens e cidadãs de direitos.
Em nossa Constituição Federal (1988), está escrito que elas devem ser priorizadas para que tenham seus direitos respeitados e garantidos. O Estado, a Escola, as Famílias e a sociedade em geral se complementam para que esses Direitos sejam assegurados a elas.
Segundo o ECA (1990), e a legislação educacional, LDBEN (1996), elas devem ser priorizadas em qualquer situação de risco, ter dignidade, liberdade, proteção a vida e acesso à saúde de qualidade e na integralidade. Bem como, as propostas da Educação Infantil devem respeitar (independente da condição social, suas culturas, raças, etnias, deficiências físicas e intelectuais) as especificidades das crianças.
Em nossa sociedade contemporânea temos uma visão de infância, a qual busca nos fazer acreditar que as crianças são o futuro da nação, entretanto, a criança já é desde o seu nascimento, os bebês e as crianças não virão a ser, elas já são socialmente, politicamente e intelectualmente ativas. Sua potência como pessoa, ocupa e experimenta o mundo para conhecê-lo, as crianças e a educação infantil devem cada vez mais serem vistas e ouvidas.
Como já dito, a educação infantil é um espaço de socialização, cuidado e aprendizagens que deve também garantir e priorizar o direito ao brincar, pois é por meio do brincar que a criança se desenvolve de modo integral, tendo em vista, a importância de formação adequada e qualificada para professoras e professores que atuam com as crianças de 0 a 5 anos.
Comments